A exposição da Dinamarca na Bienal de Veneza 2014 foca na história do país como um pioneiro no desenvolvimento de um estado de bem estar social e no papel da arquitetura - ligada à arte, literatura e ciência - na criação de uma manifestação estética dessa "vida melhor para todos". Ao explorar os resultados de uma série de áreas ligadas a um movimento social mais amplo, Empowerment of Aesthetics alcança uma compreensão mais profunda de como a modernidade afetou a arquitetura na Dinamarca.
Dos curadores:
O Legado do Século XX?
Kent Martinussen
"O século XX será lembrado pelas futuras gerações não como uma era de conflitos políticos ou invenções técnicas, mas como um era em que a sociedade humana ousou pensar no bem estar de toda a raça humana como um objetivo prático." - Arnold J. Toynbee, historiador britânico (1889-1975)
O diretor da 14ª Exposição Internacional de Arquitetura, Rem Koolhaas, convidou as exposições nacionais a se deterem no legado do século passado. Ao inventar o Nordic Welfare State, a Dinamarca incumbiu a arquitetura do papel fundamental de planejar e, quase obsessivamente, projetar em detalhes o ambiente físico para um estilo de vida moderno, urbano e democrático do século XX.
Uma abundância de ícones modernos no campo do design e arquitetura foram, então, criados, e a Dinamarca deteve uma posição de destaque internacional por décadas. Hoje, o impacto massivo da globalização transformou as condições que inicialmente fomentaram uma autêntica integração da arquitetura e da cultura do bem estar na Dinamarca. E esta integração não pode mais ser tomada por certa.
Convidamos o paisagista dinamarquês internacionalmente aclamado Stig L Andersson a empregar suas teorias de arquitetura e experiência artística na exploração da arquitetura dinamarquesa do último século e suas aspirações globais para o século XXI.
Empowerment of Aesthetics
Stig L Andersson
A exposição Empowerment of Aesthetics é um reflexo da essência da sociedade moderna dinamarquesa que emergiu na metade do século XIX, no curto intervalo de tempo entre o colapso do Romantismo e o surgimento do estado de bem estar social dinamarquês. Este foi um período em que a interação poética entre arquitetura, literatura, arte, natureza e ciência fomentou uma pulsante energia e uma crença numa sociedade dinâmica até então sem precedentes na Dinamarca ou em qualquer outro lugar.
A ambição do Pavilhão da Dinamarca é apresentar a inter-relação entre as partes esquecidas, reprimidas ou pouco exploradas da absorção da modernidade no país, e não apenas na história da arquitetura, mas também na ciência, arte e poesia. É este caminho oposto, que a história da arquitetura em muito reprimiu, que o Pavilhão da Dinamarca coloca em foco e sobre o qual se colocam três questões simples, embora extremamente complexas: O que aprendemos com a modernidade? Como podemos usar essa experiência moderna esquecida para criar uma sociedade com maior qualidade de vida? E o que nos falta para alcançarmos este objetivo?
Portanto, Empowerment of Aesthetics é a reintrodução do valor, força e importância da estética enquanto complemento da racionalidade. A união de ambas compõe a base para as decisões que serão tomadas no futuro.